Vinagre nos Cabelos: essa prática funciona?
18 fevereiro, 2021Com certeza você já ouviu falar sobre passar vinagre no cabelo, não é mesmo!? Afinal, essa prática tem se tornado cada vez mais comum.
No entanto, apesar de sua popularidade, esta prática ainda levanta muitas dúvidas, como por exemplo: Qual é o melhor tipo de vinagre para aplicar nos cabelos? Todo mundo pode adotar a prática? O que exatamente a substância faz nos fios?
Se você ficou curiosa para descobrir o que esse ingrediente pode fazer pelos fios, então vem com a gente!!!!
VALE QUALQUER TIPO DE VINAGRE?
Os vinagres são conhecidos por serem boas fontes de antioxidantes. São fabricados com ácido acético (em concentração que varia de 4% a 6%), a partir da fermentação de diversos alimentos e bebidas – possuem funções que se estendem à culinária, limpeza e estética.
No que diz respeito aos cabelos, todos os tipos de vinagre possuem a mesma ação sobre eles. Porém, o mais indicado é o vinagre de maçã porque além das substâncias citadas acima, ele possui uma substância chamada ácido málico, original da própria fruta.
O vinagre de maçã ainda contém um pouco de pectina e sais de potássio, que torna o produto um hidratante e ainda um doador brilho aos fios. Ele é o menos ácido, apresentando um pH mais semelhante ao dos cabelos. Além disso, ele possui o aroma mais suave que os demais vinagres.
O VINAGRE DE MAÇÃ NO CABELO
Antes de conhecer os benefícios do vinagre de maçã, precisamos primeiro entender como ele funciona nas madeixas.
O pH natural de um fio saudável é ácido (variando entre 4.5 e 5.5) e quando o valor é alterado e fica fora dessa faixa, a sua estrutura capilar pode ser prejudicada.
Entretanto, quando submetemos os nossos fios a procedimentos químicos, como alisamentos ou colorações, o pH se eleva, tornando-os neutros ou alcalinos, ou seja, os fios perdem a sua acidez.
O aumento do valor do pH promove a abertura das cutículas do cabelo, o que deixa o fio poroso, quebradiço e muito vulnerável.
Para reverter a situação e restaurar o equilíbrio dos seus cabelos, é preciso utilizar um produto com pH mais baixo para balancear esse valor e fechar as cutículas do fio. Por ser uma substância ácida, com um pH que varia entre 2.5 e 4.5, o vinagre ajuda a equilibrar a acidez do cabelo, selando os fios e deixando os cabelos com um aspecto super brilhante, saudável e sedoso.
EM QUAIS TIPOS DE CABELO O VINAGRE PODE SER USADO?
O Vinagre de Maçã não possui contraindicações – todos os tipos de cabelo podem se beneficiar com o seu uso.
O cabelo elástico é aquele que mais se beneficia com o uso do vinagre de maçã. Isso porque este fio geralmente é super poroso e, consequentemente, alcalino. Isso pode acontecer com aquele fio que passou por severas ou excessivas químicas capilares como relaxamentos, descolorações e colorações, por exemplo. Também pode acontecer com quem abusa das ferramentas de calor como o secador e não segue uma rotina de cuidados com os fios.
Cabelos loiros ou com luzes cabelo também tendem a ficar alcalinos e frágeis. Afinal, todas as químicas tem o potencial de danificar a fibra capilar. Por isso o vinagre de maçã também é indicado para este tipo de fio.
Os cabelos ondulados, cacheados e crespos se beneficiam com o vinagre de maçã, por ele ser um excelente aliado na definição dos cachos. Outro benefício interessante para esses tipos de cabelos é a questão do frizz – fios com curvatura acabam apresentando mais frizz e o uso do vinagre de maçã pode melhorar muito esta situação.
Portanto, se seu cabelo se encaixa em algum desses perfis, pode se jogar sem medo!
BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ PARA O CABELO
Desde a primeira aplicação do vinagre é possível perceber uma diferença no cabelo. Seus principais benefícios são:
- Reequilíbrio da acidez
- Pontas seladas
- Brilho
- Redução de frizz
- Desembaraça os fios
- Definição dos cachos
- Auxílio no tratamento de caspa
- Controla fungos e bactérias
- Protege a coloração loira
- Estimula o crescimento e previne a queda
MANEIRAS DE USAR O VINAGRE NOS CABELOS
O Vinagre de Maçã pode ser usado sem receios, mas com a sua devida frequência. O ideal é uma vez por semana ou quinzenalmente, não mais que isso.
Quanto ao modo de uso, varia de acordo com o objetivo do uso e também quanto ao gosto pessoal. Independentemente do modo escolhido, não precisa se preocupar quanto ao cheiro. Quando o cabelo seca, o odor tende a sair e não ficar impregnado em você.
Seguem abaixo algumas maneiras que o vinagre de maçã pode ser utilizado.
- OPÇÃO 01: Lave os cabelos com shampoo e condicionador. Dê um último enxague com o vinagre de maçã. Para isso, dilua o vinagre de maçã em um recipiente com água filtrada (em partes iguais) e aplique nas madeixas. Aguarde por volta de 2 minutos e enxágue bem.
Objetivo: equilibrar o pH do cabelo e melhorar o seu aspecto de uma forma geral.
- OPÇÃO 02: Lave os cabelos com shampoo. Misture uma parte de vinagre de maçã com três partes de condicionador ou máscara e aplique nos fios. Aguarde por volta de 2 minutos e enxágue bem.
Objetivo: equilibrar o pH do cabelo e melhorar o seu aspecto de uma forma geral.
- OPÇÃO 03: Dilua o vinagre de maçã em um recipiente com água filtrada (em partes iguais) e aplique no couro cabeludo, antes de lavar os cabelos. Aguarde por volta de 2 minutos e enxágue bem. Lave os cabelos normalmente.
Objetivo: equilibrar o pH do couro cabeludo, contribuindo para o controle da caspa, de eventuais inflamações e da oleosidade.
- OPÇÃO 04: Lave os fios loiros com um shampoo antirresíduos. Em seguida, misture quatro colheres de sopa do vinagre em 300 mL de água filtrada e aplique nos cabelos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem. Em vez de usar um condicionador, faça uma hidratação uma máscara de tratamento.
Objetivo: Para tirar o esverdeado do cabelo loiro.
DESVANTAGENS DO VINAGRE DE MAÇÃ PARA OS CABELOS
Se você está adorando os benefícios que o vinagre de maçã pode te proporcionar e já pensa em enxaguar os fios diariamente com ele, muita calma!
Se for usado em excesso, esse produto resseca o cabelo. Isso porque ele é um ácido e, assim como todos os outros, ele desidrata. Além disso, o vinagre pode provocar uma reação alérgica em pessoas com a pele mais sensível.
Porém, usado com cautela e com as devidas orientações, o vinagre de maçã tem se mostrado um forte aliado para os cuidados com os cabelos.