Dicas de como lavar os cabelos corretamente!

7 fevereiro, 2020
Imagem do Artigo Dicas de como lavar os cabelos corretamente!

Os fios podem ser higienizados todos os dias? Qual o número ideal de lavagens do cabelo na semana? O shampoo deve ser aplicado quantas vezes? As respostas dependem do tipo de cabelo.

Quem tem fios secos ou ressecados deve apostar em menos lavagens, já que a produção de lipídios (proteção natural do couro cabeludo para ajudar na hidratação) costuma ser mais lenta.

Por isso, o recomendado é lavar o cabelo em dias alternados ou até três vezes na semana. Já quem tem fios oleosos, pode sim lavar todos os dias.

A mesma dica serve para as pessoas com transpiração excessiva ou adeptas de atividade física com frequência. O suor é ácido e deixa o cabelo pesado e com aspecto poroso. Nesse caso, é necessário limpar bem para não obstruir o couro cabeludo e mantê-lo oxigenado. E mais: o sal presente no suor ajuda a aumentar a oleosidade do couro, possibilitando o surgimento de uma dermatite seborreica. Portanto, cabelo sujo está liberado para ser lavado diariamente, também.

Resumindo: não há problema em lavar o cabelo diariamente, desde que haja necessidade. E mais importante que a quantidade de chuveiradas é fazer a limpeza de forma adequada!

Mas, qual seria a forma mais adequada de lavar os cabelos?

Lavar o cabelo é algo tão simples, mas muitas pessoas fazem isso da forma errada. E acredite: a lavagem inadequada pode deixar os fios ressecados e sem vida, coisa que ninguém quer, não é mesmo??

Pensando nisso, vamos compartilhar com vocês algumas dicas de como lavar o cabelo corretamente. Com essas etapas e cuidados, não tem como errar!

  1. PREPARE O CABELO PARA A LAVAGEM

Sempre escove o seu cabelo antes de lavar. Escovar o cabelo antes da lavagem ajuda a soltar os fios e ainda colabora na absorção dos nutrientes. As escovas de pelo são as mais indicadas para essa escovação pré-lavagem porque evitam a quebra dos fios.

  1. LIMPE AS ESCOVAS DE CABELO

Cheque se a escova está limpa. As escovas acumulam resíduos de oleosidade, poeira e cosméticos, facilitando o surgimento de bactérias e fungos que podem chegar ao couro cabeludo e danificá-lo.

Para lavar a escova, misture de 2 a 3 gotas de álcool em um copo de água e lave uma vez por semana.

  1. TEMPERATURA ADEQUADA

Sempre que for lavar o cabelo, utilize a água com temperatura morna e faça, pelo menos, o último enxague com água fria para selar as cutículas e aumentar o brilho dos fios.

O principal problema de lavar os cabelos com água quente é que o calor estimula a produção das glândulas sebáceas, deixando o cabelo oleoso na raiz. O que pode causar a queda, desacelerar o crescimento e deixar os cabelos ásperos e sem brilho.

Por outro lado, lavar os cabelos com água fria dá brilho aos fios, porque ajuda a alinhar as cutículas. A temperatura baixa também auxilia no controle da oleosidade, acalma o couro cabeludo, além de ajudar em casos de cabelos ressecados, pois, evita a abertura dos poros.

  1. ESCOLHA O SHAMPOO CORRETAMENTE

Você deve escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo de acordo com o couro cabeludo, não com o comprimento dele. É a partir do couro cabeludo que podemos tratar o cabelo, visto que o restante do fio é “morto”. O cuidado com o couro influencia diretamente na qualidade do fio.

Ao contrário do que muita gente pensa, o shampoo não deve ser aplicado no comprimento dos cabelos. Por contar com componentes limpantes mais fortes, que acabam removendo a oleosidade natural dos fios junto com as impurezas, o ideal é usá-lo apenas na raiz para que as pontas não acabem ressecadas no final da lavagem. O produto que escorre para as pontinhas na hora do enxague já é suficiente para deixar as madeixas limpas sem que sua hidratação seja comprometida.

Lembrando, que a primeira aplicação de shampoo serve para tirar a oleosidade e a segunda para limpar melhor e promover a ação de tratamento.

  1. ACERTE NO CONDICIONADOR

O condicionador deve ser escolhido de acordo com o comprimento do cabelo. Quanto mais longo o cabelo, maiores são as chances de estar desidratado.

Não use condicionador na raiz do cabelo. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade. Além disso, ele bloqueia os poros capilares, aumentando a incidência de caspa – ainda mais se você já tiver o cabelo naturalmente mais oleoso.

Um erro muito comum na lavagem dos fios é aplicar o condicionador esfregando as pontas. Ao contrário do que algumas acreditam, essa prática não ajuda em nada na penetração do produto e ainda é prejudicial: além de deixar as mechas com aspecto ressecado, também pode formar nós que aumentam as chances de quebra dos fios!

Por isso, sempre que for aplicar o produto, tenha o cuidado de passar os dedos delicadamente entre as madeixas e enluvar os fios para que os nutrientes do condicionador sejam absorvidos com mais facilidade. Deixe agir o tempo de recomendação e enxágue até perceber que todo o produto foi removido.

  1. ESCOVE O CABELO MOLHADO

Durante a lavagem o cabelo geralmente se embaraça com mais facilidade. Então, escove o cabelo molhado com um pente de dentes espaçados e firmes ou com uma escova de cerdas mais resistentes; assim, não há risco de quebra da fibra capilar.

7. CUIDADO COM A TOALHA ENROLADA NO CABELO

É muito comum ver alguém enrolando a toalha no cabelo depois da lavagem, mas essa prática – aparentemente inofensiva – pode acabar prejudicando os fios se não forem tomados alguns cuidados.

O principal deles é separar uma toalha de microfibra em vez de usar a que seca o restante do corpo. Além disso, não deixe a toalha enrolada por muito tempo nos fios para que não haja proliferação de fungos no couro cabeludo.

Outro detalhe que faz toda a diferença é não apertar a toalha com força para não provocar quebra dos fios e frizz.

Se possível, opte pela secagem natural ou use o secador.