Cabelos Quebradiços: o pesadelo de muitas mulheres

16 março, 2020
Imagem do Artigo Cabelos Quebradiços: o pesadelo de muitas mulheres

Você já passou a mão nos cabelos e sentiu que eles se desprendiam? Já viu seus fios espalhados por todo o chão da casa ou nos travesseiros? Calma, não precisa se desesperar!

Primeiramente é importante ressaltar que todo fio de cabelo passa por um processo natural: ele nasce, cresce, estabiliza-se e cai. Esse ciclo dura cerca de dois meses e, se muitos fios estiverem no fim deles, vamos passar por um período de queda de cabelo acentuada.

Além disso, todos nós perdemos entre 100 e 150 fios de cabelo todos os dias (considerando as pessoas que têm, em média, 70 mil fios de cabelo), o que faz parte do funcionamento normal do corpo humano. O sinal de alerta é quando a quantidade passa a ser excessiva ou ainda quando os cabelos ficam com uma textura ressecada e parecem esfarelar. Esses são sinais de alerta de que eles estão sofrendo com algum problema.

Ao perceber uma perda acentuada dos fios você pode ficar na dúvida se isso significa que o cabelo está caindo muito ou se ele está quebrando muito.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE QUEDA E QUEBRA DOS CABELOS

Quando se trata de queda de cabelo, os fios se soltam da raiz com o bulbo, aquele pontinho branco. Dentre as várias causas da queda capilar estão o estresse, problemas emocionais, problemas hormonais, genética e falta de vitaminas. Nesse caso, vale a pena procurar um dermatologista para que ele investigue qual a causa do problema e ofereça um tratamento específico.

Na quebra, o fio se divide em dois, podendo se romper em qualquer parte da extensão capilar, deixando pedaços desiguais no comprimento. A quebra do cabelo pode ser facilmente notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os “toquinhos” dos fios, ou ainda pela presença de pontinhos brancos ao longo do fio (que vão se quebrar, originando pontas duplas).

Quando um cabelo tende a quebrar, ele fica com a estrutura elástica, muitas pontas duplas, além de muito embaraçado. Muitas vezes madeixas quebradiças são opacas e carentes de proteína – o brilho dos fios está associado às glândulas sebáceas, responsáveis por lubrificar naturalmente os cabelos, produzindo oleosidade. Quando estão fracos e sensíveis, esta proteção natural não é suficiente.

Por esta razão, cabelos quebrados são o pesadelo de muitas mulheres. Além do frizz e da textura dura (emborrachada) e desagradável, eles perdem totalmente o brilho. Ninguém merece, não é mesmo?

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DA QUEBRA?

A quebra é ocasionada por diferentes fatores, como por exemplo:  cabelos ressecados por falta de hidratação, fragilizados por fenômenos físicos (poluição, exposição prolongada ao sol, ventos úmidos, dentre outros), por tratamentos químicos (escova, chapinha, baby liss, colorações, alisantes, progressivas, dentre outros), ou até mesmo pela falta de cuidados com as madeixas no dia a dia, como por exemplo o ato de pentear os cabelos de forma inadequada.

Alguns tipos de cabelo são naturalmente menos resistentes e tendem a ficar enfraquecidos e quebradiços, mesmo sem as agressões citadas acima. Neste caso, é necessário atenção redobrada, principalmente quando esses cabelos forem passar por algum tipo de tratamento químico.

COMO SABER SE SEU CABELO ESTÁ QUEBRADIÇO?

Muitas mulheres têm ciência de que os seus cabelos estão danificados, mas não sabem o que realmente está acontecendo nem qual o tratamento mais eficaz.

Para saber se seus cabelos estão se quebrando, faça o teste de elasticidade: nos fios úmidos, estique e veja o quão forte está esse cabelo: se ele se romper com facilidade pode ser um indicativo de futura quebra. Nesse caso, procure um cabeleireiro de sua confiança para fazer a avaliação e indicar o melhor caminho para deixá-los lindos e sedosos, pois a forma de tratamento dos fios vai depender de quão danificados eles estão.

COMO RECUPERAR O CABELO QUEBRADIÇO?

  • Evite (por um período) alisar, fazer progressiva ou pintar o cabelo.
  • Tente fazer escova ou usar chapinha no máximo 1 vez por semana.
  • Aposte nos shampoos e condicionadores antiquebra. Conheça nossa linha antiquebra de uso diário – linha Quinoa Premium Aromia.
  • Faça uma alimentação saudável, à base de vitaminas e proteínas para fortalecer os fios.
  • Hidrate semanalmente o cabelo com produtos de boa qualidade.
  • Não deixe de seguir as 20 dicas para se ter um cabelo bonito e bem cuidado aqui no nosso blog.

Normalmente, o cabelo quebrado fica totalmente recuperado em, aproximadamente 2 anos, mas com o devido tratamento é possível disfarçar estes fios danificados em cerca de 2 meses.

E NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE TODA QUÍMICA DEVE SER SEMPRE REALIZADA POR PROFISSIONAIS REALMENTE QUALIFICADOS.