Cabelos Grisalhos: uma super tendência

26 junho, 2020
Imagem do Artigo Cabelos Grisalhos: uma super tendência

Existe uma cultura que cabelo grisalho em homens é sinal de experiência e charme, enquanto que na mulher é sinal de envelhecimento e falta de cuidado.

Aliás, para várias mulheres é até vergonha ter cabelo branco, fazendo com que muitas acabem tingindo os cabelos a cada 15 ou 20 dias para evitar que eles apareçam; ou até mesmo para esconder qualquer sinal da sua existência.

Tudo isso em um mundo em que todos, sem exceção, terão cabelos grisalhos em algum momento da vida!

Agora, o jogo virou… cada vez mais mulheres de todas as idades “assumem” a cabeleira grisalha ou totalmente branca, com orgulho da sua nova imagem. Essa tendência de assumir os cabelos brancos é muito mais do que uma simples moda… é uma forma de dizer para todos que não importa a cor do seu cabelo – “Você é linda de qualquer jeito!”

A aceitação dos cabelos brancos pode ser bastante benéfica a quem estiver disposta a assumi-los, promovendo vantagens notáveis como:

Personalidade forte – Não deixa de ser curioso verificar, que aquelas mulheres que aceitam a ordem natural da vida, passam uma mensagem de afronta ou desafio aos padrões. Por isso, às mulheres de cabelos brancos, geralmente são associadas características de personalidade forte como coragem, determinação e autoconfiança.

Economia de tempo e dinheiro – O processo de coloração exige tempo e muitos cuidados com a cor, pois os cabelos brancos podem ficar mais porosos dificultando assim a penetração do pigmento. Somada a essa economia, vem a financeira, já que a opção pelos cabelos brancos anula o custo necessário para a coloração e manutenção periódica da mesma; o que não significa que os cabelos brancos não precisem ser bem tratados.

Destaque – Entre loiras, ruivas, castanhas e morenas, os cabelos brancos acabam por se destacar. A mulher de cabelo branco ou grisalho, certamente se tornará um ícone de atitude, beleza e estilo, sendo vista como uma mulher poderosa.

POR QUE OS FIOS DO CABELO FICAM BRANCOS?

O cabelo branco aparece à medida que envelhecemos, pois, a fibra capilar perde melanina (pigmento natural acastanhado). Esse processo é conhecido como encanecimento e, quando a produção da melanina cessa de vez, os fios começam a crescer totalmente brancos.

É válido lembrar que o embranquecimento dos fios é gradual e eles ficam, primeiramente, grisalhos. Além disso, fatores genéticos, disfunções da tireóide, estresse e a utilização frequente de descolorantes podem adiantar o processo, que normalmente se inicia entre os 35 e 45 anos.

COMO ASSUMIR OS CABELOS BRANCOS

Para assumir o cabelo grisalho, basta apenas parar de pintar e esperar a raiz branca crescer, certo? Mais ou menos. Quando os fios grisalhos começam a crescer, a divisão entre o cabelo colorido e a raiz natural pode ficar muito evidente e isso incomoda algumas mulheres. Para lidar com essa fase, você tem algumas opções:

A primeira é ter um pouco de paciência até a raiz crescer, aceitando a divisão entre a parte natural e a pintada.

A segunda opção é esperar até os fios grisalhos terem pelo menos dois dedos de comprimento e cortar o cabelo em um corte pixie, para tirar toda a parte colorida. Caso você não queira cortar os fios, você pode usar um spray de coloração temporária para disfarçar a raiz branca até se sentir confortável para assumir o visual grisalho.

Outra opção, é aproveitar e renovar seu estilo com looks e acessórios mais modernos, ou pode ainda platinar seus fios contando com a ajuda de um cabeleireiro.

COMO CUIDAR DOS CABELOS BRANCOS

Depois de definir o corte, a parte mais importante é a manutenção. O cabelo branco não tem mais nenhuma pigmentação, o que faz com que ele fique mais “elétrico’, deixando-o mais poroso e rebelde.

Para driblar esse efeito e conquistar fios saudáveis, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para fortalecê-lo e evitar o seu ressecamento. Confira agora as dicas para cuidar dos seus fios brancos!

1. Invista em um shampoo roxo

Mesmo se o cabelo não estiver totalmente grisalho, a dica é usar um produto desamarelador, também indicado para loiras, para evitar o tom amarelado nos fios. A cor roxa é oposta à cor amarela, por isso neutraliza a tonalidade. Fios brancos e grisalhos vão amarelando com o tempo. Use um shampoo roxo para evitar o problema.

2. Intensifique as hidratações

Com pouca melanina, o cabelo branco perde a maleabilidade e fica mais quebradiço. Portanto é fundamental repor constantemente a massa capilar com um produto reconstrutor, que penetra na fibra capilar, diminuindo a porosidade dos fios e formando um escudo protetor.

Outra dica é, seguir um cronograma capilar para manter as hidratações em dia. Você pode alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução com os produtos indicados pelo seu cabeleireiro para cada etapa.

3. Proteja os fios do sol

Os raios solares podem comprometer a saúde dos fios e ainda potencializar o efeito amarelado do cabelo branco e grisalho. Jamais se exponha ao calor sem produtos específicos para proteger as madeixas das agressões causadas pela radiação solar. Você também pode usar chapéus e lenços que, além de tudo, deixam o visual mais charmoso.

4. Mantenha o corte em dia

Aparar as pontas com frequência e – por que não? – adotar um corte mais curto são atalhos eficientes para deixar o cabelo branco e grisalho mais forte. Fios mais curtos exigem menos modelagem e a manutenção acaba sendo mais simples, para não dizer mais barata.
Para quem está em transição para o cabelo grisalho, o comprimento mais curto também é uma boa saída para disfarçar a diferença entre as pigmentações.

5. Invista em cuidado profissional

Além de todos os tratamentos caseiros e cuidados no dia a dia, o cuidado profissional é indispensável. Visite o cabeleireiro regularmente para avaliar a saúde dos fios e realizar tratamentos mais intensos de hidratação.

Apesar de tanto apoio, a resistência e o preconceito com os fios grisalhos ainda é grande. Seja por pressão da sociedade, seja por falta de costume mesmo. O fato é que deve ser libertador não depender mais de colorações e reconhecer seu cabelo como ele realmente é, do jeitinho que a natureza fez. Mas, se você não gosta dos seus fios assim, tudo bem. Vale branco, vale loiro, vale ruivo, vale castanho, vale preto, vale rosa e vale azul também

O QUE NÃO VALE É SE TORNAR ESCRAVA DE ALGO QUE NÃO SEJA PARA AGRADAR QUEM MAIS IMPORTA NA SUA VIDA: VOCÊ!