Escovas e Pentes: como escolher o modelo ideal para cada tipo de cabelo?

7 agosto, 2020
Imagem do Artigo Escovas e Pentes: como escolher o modelo ideal para cada tipo de cabelo?

Cuidar da beleza normalmente envolve vários produtos e muito tempo, principalmente quando se trata do cabelo, não é mesmo? Mas há uma “ferramenta” básica que todos precisamos: um pente? ou seria melhor uma escova?

Antes de mais nada, é importante que você saiba qual é o seu tipo de fio. Os cabelos são divididos em categorias e subcategorias exatamente para facilitar os nossos cuidados. Se você ainda tem dúvidas com relação ao seu tipo de fio, a AROMIA tem uma matéria exclusiva para esse assunto: Tipos de cabelo: você sabe qual é o seu?

Agora, sabendo exatamente qual é o seu tipo de fio, fica mais fácil escolher os utensílios a serem utilizados, como a escova de cabelo, o pente, as diferentes bocas do secador e o tipo de chapinha ou babyliss que você deve comprar.

Escolher os utensílios certos irá potencializar a beleza dos seus fios, fazendo com que os cuidados se tornem muito mais práticos; além de reduzir os problemas como a queda e a quebra dos cabelos (resultantes do uso inadequado desses utensílios).

Não há uma fórmula secreta que garanta que a escova é melhor do que o pente ou vice-versa. Os dois têm suas qualidades específicas, e servem para fios específicos também. Sendo assim, vamos entender melhor como esses dois acessórios funcionam, quais suas funções, características e variedades.

A ESCOVA

A escova é mais utilizada para modelar ou alisar os fios. Uma de suas funcionalidades é manter os cabelos limpos, pois ao escovar, a oleosidade do couro cabeludo é levada para todo a extensão dos fios.

Todos os tipos de cabelo podem utilizar esse acessório – o diferencial é que cada modelo de escova dará um acabamento diferente aos fios – podendo ganhar ou diminuir volume, serem alisados ou cacheados.

Entenda as diferenças e saiba qual é a melhor escova para os seus cabelos.

O PENTE

O pente é utilizado para desembaraçar os fios, dar acabamento a um penteado ou ajudar a cortar os cabelos. Ele é a melhor opção para desfazer os nós que acabam surgindo durante o dia, independentemente de como seja o seu cabelo.

Conheça os tipos de pentes, e se certifique que o escolhido é o pente certo para o seu tipo de cabelo.

Agora, que você já conhece todos os modelos de escovas e pentes, com suas respectivas funções e especificidades, seguem algumas dicas da AROMIA de qual “ferramenta” utilizar, em casa, no dia a dia, de acordo com cada tipo de cabelo.

CABELOS LISOS

Escova: prefira escova raquete, que possui a base achatada e almofadada e costuma ter cerdas com bolinhas nas pontas, que protegem e massageiam o couro cabeludo. Essa, inclusive, é uma ótima opção para desembaraçar madeixas longas e deixá-las bem sedosas.

Pente: se seu cabelo é liso e fino, prefira os pentes de madeira, porque este fio costuma ser muito elétrico e possuir uma estática (frizz) grande, em geral, os de madeira possuem dentes largos o que facilita o pentear, além de minimizar os arrepiados.

Agora, se o seu cabelo é liso e grosso, dê preferência aos pentes de material plástico que são bem resistentes e com dentes abertos – isso facilita a passagem dos fios e não correr o risco de quebra-los.

CABELOS CACHEADOS

Escova: escovas retangulares e com cerdas mistas são uma boa pedida, uma vez que ajudam a manter a definição desse tipo de fio. Por terem um bom espaçamento entre as cerdas, também previnem a quebra dos fios.

Pente: dê preferência a um pente com dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar arrepiados.

O ideal para esse tipo de cabelo é, após a lavagem, penteá-lo uma única vez com o auxílio da escova ou do pente e, durante o dia, dar aquela ajeitada com as mãos, evitando desfazer as ondas naturais do cabelo.

CABELOS CRESPOS
Escova: não é muito indicada para esse tipo de cabelo. Porém, caso haja a necessidade de uma escova, opte por uma com formato raquete e com as cerdas mais espaçadas, e só a utilize com os cabelos molhados.

Pente: prefira os pentes de dentes largos – eles serão mais eficientes do que a escova, para finalizar esse tipo de fio. O pente tipo jacaré, com dentes em formato de gota, também ajuda e muito, ou até mesmo, os modelos em garfo.

EXISTE JEITO CERTO DE USAR PENTE OU ESCOVA?

Os especialistas são unânimes quanto a isso: sempre comece a pentear ou escovar o cabelo a partir das pontas. Mantenha seus movimentos leves e nada de colocar força! Seu cabelo é algo sensível e merece paciência na hora de ser desembaraçado.

Pentear o cabelo de forma brusca pode acabar danificando a fibra, levando até a quebra do fio, além do aumentar o temido frizz.

Por isso, mantenha cuidado nos movimentos, e se achar algum nó jamais o force.

 NÃO SE ESQUEÇA DE LIMPAR AS ESCOVAS E OS PENTES

Já sabemos direitinho como escolher o pente e a escova de cabelo adequados de acordo com uma série de itens, certo? Além de saber qual é o ideal para seu tipo de cabelo, também é importante saber como limpá-los. Afinal, um pente e uma escova suja podem servir como forma de proliferar caspas, seborreia e piolhos. Ninguém quer isso, não é mesmo?

O ideal é higienizar suas escovas uma vez por semana. Remova o excesso de fios com a ajuda de um pente fino e, em seguida, deixe a escova de molho durante dez minutos em uma solução de água e shampoo. Enxague bem antes de voltar a usá-la. Também é possível encontrar produtos específicos para higienizar a escova de cabelo, que contam com ação bactericida.

Para a higienização dos pentes, retire os fios que ficam presos aos dentes e limpe-os com água e shampoo, ou sabão neutro. Alguns pentes de cabelo requerem cuidados especiais – estes devem ser higienizados conforme instruções do fabricante, com o produto indicado para o tipo de material.

A ESCOLHA ADEQUADA DE SUAS ESCOVAS E PENTES FARÁ TODA A DIFERENÇA NA HORA DE CUIDAR DE SUAS MADEIXAS. SIGA NOSSAS DICAS E TENHA CABELOS SEMPRE LINDOS E MODELADOS!